sábado, 29 de novembro de 2008

Avatar na vida real


Somos Avatares do mundo real!


Oportunidades, embasamentos e críticas. Essas palavras estiveram presentes na minha cabeça já há vários dias. Fazendo a ligação de algumas coisas que passo no dia-a-dia do trabalho, nas aulas da pós-graduação e também no curso de crítica da moda, me fizeram enxergar que a vida é muito além de coisas pequenas que damos tanto valor.

Fazendo correlação com a moda, internet e sociologia acho que consegui chegar ao inicio de uma discussão, porém não ao resultado de nenhuma pesquisa, mas sim hipóteses a serem pensadas por nós, mulheres, homens, seres humanos que apreciam o sabor da vida.

Durante a apresentação de um seminário na minha sala, uma das alunas abordou o tema avatar, um personagem muito usado dentro do universo das redes. Comecei a pensar e buscar na memória quantas vezes já o havia visto nas diversas páginas da internet. Eis que surge a indagação, por que usamos os avatares no mundo virtual, se na verdade, todos de nós temos um pouco dele dentro de nossas mentes?

É incrível como isso é perceptível, quando compramos aquela roupa da “modinha”, ou quando queremos usar aquela roupa maravilhosa que uma atriz apareceu portando-a numa entrega de um Oscar. Não precisamos ir tão longe, nas próprias novelas produzidas pela Globo, Record, todas as vestimentas que foram produzidas para as atrizes, no dia seguinte estão a venda no Bom Retiro e vendendo igual água.

Por que isso acontece? Por que gostamos de incorporar seres que não somos? Não nos aceitamos, temos vergonha de nossos corpos, ou será nossa mente que deve ser lipo-aspirada para receber novas informações realmente relevantes? Enfim, são tantas perguntas que algumas delas, a sociologia, a história e a ciência nos explicaria, mas creio que, cada um de nós temos que começar a peneirar a relevância das coisas, só assim conseguiremos nos melhorar como pessoas.

Não condeno a moda, porque adoro este universo, e não é a toa que estou dentro dele, mas devemos parar de sermos Avatares, marionetes do mercado para começarmos a ser seres humanos.

A auto-crítica nos faz pensar em nossos atos passados, o que somos hoje e também onde queremos chegar, você já se olhou no espelho hoje e lhe permitiu tal ato? Acredito que não, porque nunca temos tempo para nada e com isso, cada vez mais, vamos nos incluindo no universo do mais UM. No mundo de narcisistas, esquizofrênicos e paranóicos, que não sabem para onde ir e o porquê das atitudes que tomamos.

Trouxe uma pesquisa do perfil dos Avatares incorporados pelos usuários da rede, mas infelizmente esses adjetivos nos servem como uma luva.

Conforme descrito no livro 'Psicologia dos Avatares'- Psychology of the cyberspace, de John Suler, professor de Psicologia da Rider University em New Jersey, os avatares podem estar associados aos seguintes tipos:

narcisista -status, poder, admiração e elogios;
introvertido -indiferença, associada a traços de intelectualidade e falta de ternura;
paranóico - isolamento, falta de humor e culpa;
depressivo - escuridão e baixa auto estima;
maníaco - energia e impulsividade;
masoquista - auto-destruição e sentimento de auto-piedade;
obsessivo/ compulsivo - seriedade e perfeccionismo;
psicopata - insociabilidade, violação de regras e hábito de tirar vantagem sobre os outros;
teatral - emoção, comportamento dramático e busca por atenção;
esquizofrênico- evidência de pensamentos mágicos e crenças supersticiosas.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Comprithas


Pra quem gosta de roupas e acessórios beeem diferentes e estilizados, começa hoje o Misturinha. As meninas vão pirar com tantas coisas legais produzidas pelos estilistas de SP, MG e RJ. Conheci durante o Pense Moda a Katrin Lazo, estilista da marca La Paloma, que tem roupas fuefas, ela também estará lá vendendo as novas coleções para o verão.

Aproveitem!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Revistas on-line


Tecnologia nas revistas on-line

Boa notícia para quem gosta de ler revistas pela net. O Valor divulgou hoje que os brasileiros consomem mais conteúdos on-line do que os europeus, canadenses e americanos que ainda mantém o apego ao papel.

Segundo a pesquisa “The médium is the message”, realizada pela PricewaterhouseCoopers apresentada ontem em São Paulo, durante o II Fórum da Associação Nacional de Revistas (Aner) existe um grande potencial no mercado editorial on-line. A pesquisa foi realizada com 5.036 , de 12 a 65 anos, em dez países – Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Holanda, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

O objetivo era identificar as tendências de consumo para as mídias online e revistas, almejando um time de cinco anos, ainda bem que o resultado foi positivo, sinal que o público brasileiro realmente tem lido bons conteúdos na rede, mesmo que pagos. Eis que surge também um novo mercado, a área de mkt poderia até explorar melhor esta oportunidade, assim penso.

O que me assustou no resultado da pesquisa é que 10% da receitas das revistas provém das plataformas digitais. Se pararmos pra pensar é um número alto, em relação às outras mídias, claro que ainda deve crescer muito, mas sinal que as empresas de comunicao realmente estão investindo em tecnologia. Outro dado importante está no nicho dos leitores, o público jovem – entre 12 e 15 anos – estão entre os que menos consomem noticias 2D (papel), conseqüentemente, esta é uma oportunidade a se pensar, como investir nessa geração Y que deu o start ao mundo tecnológico muito cedo.

Ainda de acordo com a pesquisa, os consumidores gostariam de pagar por um exemplar on-line 47% do que pagam pelo produto impresso. No Brasil, 57% dos consumidores compraria uma revista que emitisse conteúdo exclusivo somente digitalizada. Já a Alemanha, por exemplo, os 35% são desanimadores. Na China, 79% comprariam a revista on-line.

Acredito que as empresas de comunicação devem startar novos planejamentos estratégicos de mídias para atrair leitores. Temos um exemplo nítido dos blogs, os que realmente são bons, passam credibilidade ao leitor e muitos consumidores de noticias já se informam lendo aqueles três ou quatro blogs diariamente. Claro que ainda não se tem um conteúdo mega produzido e apurado nos blogs, mas tem uma linguagem atrativa a pesar da “seleção e caracterização” das noticias segundo a relevância do autor do blog.

Mas mesmo assim, acredito que essa massa leitora de blogs bons pagariam SIM para ler bons conteúdos on-line. Talvez a solução seria pagar beem menos do que se paga pelo impresso. Não estou desvalorizando o trabalho dos jornalistas e nem das empresas que produziram os conteúdos, mas ainda acho que estamos engatinhando nessas questões que envolvem mídias digitais e mobile.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Crise também na moda


Hoje pela manhã li uma matéria na Gazeta Mercantil falando sobre a crise econômica e como ela tem afetado o mercado da moda e também as grandes mídias. Eram duas matérias uma do New York Times e a outra do próprio jornal replicando a realidade brasileira no mercado da Daslu.

Vou começar pelo internacional. O texto dizia que há 18 anos o estilista Marc Jacobs promovia uma mega festa de final de ano para a socialite e, que este ano, os sócios da marca enviaram um e-mail cordial comunicando que este ano não haveria tal evento decorrente à crise.

Os consumidores de luxo começaram a gastar menos. Estima-se que o mercado sofreu uma queda de 20,1%, segundo a pesquisa da MasterCard SpendingPulse. A bola de neve não pára por ai, o mercado da comunicação também está sendo afetado. As páginas destinadas aos anúncios das grifes luxuosas foram reduzidas em 22% nas edições de dezembro. Número comparado com o mesmo período em 2007, dados da Media Industry.

Quem está sofrendo com isso é a Vogue americana, que tinha 284 páginas em dezembro de 2007 e este ano está com 221. A área de mkt está rebolando para manter os anunciantes, alguns tem contratos anuais, semestrais, mas e os mensais?

Uma frase de Alexandre Duckworth, fundador da Point One Percent, agência que presta atendimentos às marcas de luxo deixa claro como a crise está afetando a moda. “O estereótipo em nosso setor é de que as marcas de luxo estão protegidas da recessão, o que, claro é tolice”.

Já a realidade brasileira “por enquanto” está fluindo no mercado de luxo. Em entrevista ao jornal, Eliana Tranchesi, proprietária da Daslu diz que o mercado está aquecido. Até o final do ano dez novas marcas entram na Daslu, tanto indumentárias como gastronômicas. Segunda ela a estimativa de faturamento para este ano será maior que R$ 260 milhões e a metade da receita provêm das vendas de marcas nacionais.

Não sei como estão tão confiantes de que essa crise não as afetará. Aliás, se pararmos pra pensar essas lojas que abrirão já estavam com projetos startados bem antes da crise e agora terão que traçar um plano de contingência para que não sejam afetadas.

Acredito que tanto o mercado nacional, como o internacional está sofrendo com esta crise econômica, até quando isso vai durar, não sei. O jeito é segurar o dim dim, fazer economias e planejar novos investimentos para após primeiro semestre de 2009. Talvez alguns objetos de desejos de muitos acabem com seus preços reduzidos, hora certa para investir. Quem sabe até lá já temos algo definido ou até mesmo um milagre das mãos de Barack Obama.

O que acham de tudo isso?

* Detalhe a noite li o portal WWD.com e péssimas notícias relacionadas à crise. As grifes americanas fechando as portas....

Deborah Secco


Mais uma matéria... Pra quem gosta de beleza e moda esta é uma opção muito legal! Escrevo para a revista e ela já está nas bancas com ótimas matperias. Saiu do forno!

Boa leitura

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Bolsas para o dia-a-dia



A marca belga Kipling aposta na mistura de elementos sofisticados com a praticidade e o toque suave do nylon acetinado para lançar os novos modelitos. Para quem gosta de bolsas informais, porém sofisticadas, essas são algumas boas opções .

www.kipling.com.br

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

MAC & Hello Kitty


Esta parceria vai dar o que falar, aliás já deu! Imaginem só MAC e Sanrio deram o start para a pródução da nova linha de make para MAC. A qualidade dos produtos da MAC com as embagens super fofas da Hello Kitty, não sá pra resistir né?
A linha será vendida pelo site da MAC a partir do dia 10 de fevereiro de 2009 e chegará nas lojas mundias somente em março. Enfim, agora é esperar, guardar os U$$$ para usar e abusar das novas makes.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pense moda- BLOgssss


NOVAS MÍDIAS: A EXPLOSÃO E A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS NA IMPRENSA CONTEMPORÂNEA










BOm, nem preciso falar como o Pense Moda foi tudo de bom! Hoje a discussão girou em torno dos blogs de moda e beleza, como esta nova mídia reproduz os conceitos e acontecimentos da moda em geral e se os blogs serão substituidos por outras mídias como twitter e outros microblogs.

Paulo Borges foi o mediador e ao lado dele as feras da blogolândia: Fernanda Resende (Oficina de Estilo), Laura Artigas (Moda Pra Ler), Maria Prata (Prata Porter), Ricardo Oliveros (Fora de Moda) e Victoria Ceridono (Dia de Beauté). O start foi, os blogs vão acabar? - Maria Prata salientou que não, os blogs são ferramentas importantes para transmitir as novidades e críticas de moda de uma forma mais elegante e que aproxima o leitor com o emissor.

Fernanda Resende também está de acordo com Maria. A blogueira do Oficina de Estilo pontuou que o espaço e a linguagem que as produtoras de conteúdos dos blogs têm hoje na rede jamais será substituido por microblogs. Os posts têm um espaço maior que permite subir fotos, videos e além de tudo, escrever o conteúdo que quiser, algo impossível de se fazer no twitter.

Além dessas questões, a linguagem (primeira e terceira pessoa), a audiência e a polêmica de posts pagos também foi algo discutido no Pense MOda. Olivieros é a favor de "saia justa" quando falamos em assuntos polêmicos. O Fora de MOda expressa um pouco a identidade ousada de Olivieros e, ele abordou que é favor de posts pagos e tb a passar furos nas entrelinhas do blog.

Outro fator abordado foi a exposição dos profissionais que têm blog e como eles se comportam. No caso de Maria Prata, editora de moda da Vogue, como também Olivieros, editor de moda da Playboy, são figuras públicas que têm um nome a zelar além do rótulo de autor do blog X. Maria salienta que é importante não furar a revista ou usar conteúdos que sao produzidos dentro do ambiente de trabalho para reproduzir no blog pessoal. Isso cai em descrédito depois....

Uma questão importante debatida entre os blogueiros é usar o veículo como vitrine de talentos. Maria disse que já contratou freelas através de indicações de trabalhos expostos nos blogs. Fernanda Resende usa o blog como uma poderosa ferramenta de assessoria de imprensa, e assim por diante.

Outros assuntos como o networking ser uma poderosa ferramenta para alavancar a audiência do blog e linkar o endereço a outras redes conhecidas de blogs ajudam a trazer credibilidade para o espaço. Estes foram alguns truques das super meninas que adoram escrever e conversar com o público fiel, leitores que buscam informações de qualidade e relevantes para o dia-a-dia.

Pois é meninas e meninos, vamos tomar mais cuidado com as informações postadas, como disse a Laura Artigas "pensei que só minha mãe lia meu blog, depois que começei a receber os comentários nos posts fiquei de queixo caido!". Opinião pessoal agora, mal de jornalista, mas não tive como que conter. Acredito que não existe fórmula secreta para alavancar o blog, aliás, o sucesso parte do próprio autor do blog é ele que trará o tom, as novidades, o clima gostoso de se sentir em casa. Acredito que a identidade e o expertise de cada um é o que faz o sucesso na vida!

Beijos

Thais Martinez

Delicadeza íntima




Nova coleção Flower Power, da Valfrance. Os conjuntinhos são de microfibra e a rendinha que completam os looks. Já os soutiens têm modelos push up com decote e babado, além do detalhe de rendinhas nas laterais e o modelo com bojo sem enchimento, com detalhes nas alças. As calcinhas vêm nas versões biquíni com acabamento em babado, string e fio de com laterais de laise e regulagem nas laterais. Simplesmente adoreiiiiiiiii!


www.valfrance.com.br

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Novidades da AVON

A Avon Super Shock – Máscara de Intenso Volume para Cílios

complementa o look das festas de final de ano. Em apenas uma aplicação ela faz com que os cílios fiquem até 12 vezes mais volumosos. O resultado é fruto da combinação de um aplicador exclusivo, apresentado em tamanho maior e que permite o máximo de acúmulo do produto nas cerdas. A fórmula possui microfibras que expandem e aumentam os cílios para um volume máximo sem formar grumos.

Testada por oftalmologistas, ela é apropriada para olhos sensíveis e usuárias de lentes de contato. Fácil de remover e com secagem rápida, a nova máscara oferece sensação de leveza.

Price: R$ 19,00.


Glazewear Batom Gloss Diamante FPS 15
oferece cobertura de batom e brilho de gloss na mesma embalagem. Sua fórmula contém pérolas cintilantes e pigmentos microfinos, que resultam em lábios brilhantes com efeito molhado e cor vibrante. A textura é macia e sedosa, o que facilita a aplicação e proporciona sensação confortável nos lábios. Não borra nem mancha os dentes. O batom contém Vitamina A, C e E e ainda protege os lábios dos raios solares.
Tonalidades: cristal, champanhe, malva, rosa diamante, floral diamante e mel perolado.
Price:
R$ 17,00

segunda-feira, 17 de novembro de 2008


Este post reinaugura o A moda como ela é! que infelizmente foi apagado, mas o que importa é que voltei. Queria falar um pouco sobre o Pense Moda, estive hoje cedo e acompanhei as duas palestras que por sinal foram muuiitoooo boas.

Geni Ribeiro da ABIT fez a abertura do evento e mostrou os números que representam o Brasil como produtor de moda e, pasmem, este n;umero ainda é muito baixo. Ela deu um overview sobre o mercado externo e interno passando alguns dados pertinentes do setor e enfatizou que o mercado nacional deve crescer antes que sejamos conhecidos somente pelas coleções de verão.

Em seguida, Alcino Neto, um fofo, tive a oportunidade de conhecê-lo e convidá-lo para participar do Portal da Maquiagem foi o mediador da próxima palestra que abordou: O QUE É E QUANTO VALE O TÃO FALADO ESTILO DE VIDA BRASILEIRO. Simplesmente um debate e tanto... Gloria Kalil, Heitor Dhália (cineasta, “O Cheiro do Ralo” e “À Deriva”), Waldick Jatobá (diretor do Banco Privado Português e colecionador de arte) e Marcio Kogan, arquiteto discutiram sobre um novo olhar da identidade, valores e marcas.

Glória Kalil, com a visão de consultora de moda enfatizou a importância de se criar uma boa marca para sustentar uma coleção. Ela ressaltou que no Brasil não temos muitas marcas que são reconhecidas internacionalmente a não ser Havaianas e outras de indumentárias que estão startando seus conceitos.

Enfatizou também que devemos ser reconhecidos como um país que produz moda o ano inteiro. Hoje, os consumidores externos acham que o Brasil só produz biquines, roupas para o calor e ponto final. Na verdade, produzimos muito mais que isso, desde belos artesanatos, como designers de jóias, sapatos e uma alfaiataria impecável.

Alcino ressaltou sobre a importância de criar um conceito em cada vertente da arte, da arquitetura, do cinema e também na moda. Todos estes estudos, conceitos, técnicas e histórias ajudam a resgatar e formar novas idéias para o universo fashion.

Enfim, se ficar aqui, vou escrever inúmeras linhas... amanhá continuo, agora tenho que reconstruir os contatos das meninas na blogolândia.

Beijos