NOVAS MÍDIAS: A EXPLOSÃO E A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS NA IMPRENSA CONTEMPORÂNEA
BOm, nem preciso falar como o Pense Moda foi tudo de bom! Hoje a discussão girou em torno dos blogs de moda e beleza, como esta nova mídia reproduz os conceitos e acontecimentos da moda em geral e se os blogs serão substituidos por outras mídias como twitter e outros microblogs.
Paulo Borges foi o mediador e ao lado dele as feras da blogolândia: Fernanda Resende (Oficina de Estilo), Laura Artigas (Moda Pra Ler), Maria Prata (Prata Porter), Ricardo Oliveros (Fora de Moda) e Victoria Ceridono (Dia de Beauté). O start foi, os blogs vão acabar? - Maria Prata salientou que não, os blogs são ferramentas importantes para transmitir as novidades e críticas de moda de uma forma mais elegante e que aproxima o leitor com o emissor.
Fernanda Resende também está de acordo com Maria. A blogueira do Oficina de Estilo pontuou que o espaço e a linguagem que as produtoras de conteúdos dos blogs têm hoje na rede jamais será substituido por microblogs. Os posts têm um espaço maior que permite subir fotos, videos e além de tudo, escrever o conteúdo que quiser, algo impossível de se fazer no twitter.
Além dessas questões, a linguagem (primeira e terceira pessoa), a audiência e a polêmica de posts pagos também foi algo discutido no Pense MOda. Olivieros é a favor de "saia justa" quando falamos em assuntos polêmicos. O Fora de MOda expressa um pouco a identidade ousada de Olivieros e, ele abordou que é favor de posts pagos e tb a passar furos nas entrelinhas do blog.
Outro fator abordado foi a exposição dos profissionais que têm blog e como eles se comportam. No caso de Maria Prata, editora de moda da Vogue, como também Olivieros, editor de moda da Playboy, são figuras públicas que têm um nome a zelar além do rótulo de autor do blog X. Maria salienta que é importante não furar a revista ou usar conteúdos que sao produzidos dentro do ambiente de trabalho para reproduzir no blog pessoal. Isso cai em descrédito depois....
Uma questão importante debatida entre os blogueiros é usar o veículo como vitrine de talentos. Maria disse que já contratou freelas através de indicações de trabalhos expostos nos blogs. Fernanda Resende usa o blog como uma poderosa ferramenta de assessoria de imprensa, e assim por diante.
Outros assuntos como o networking ser uma poderosa ferramenta para alavancar a audiência do blog e linkar o endereço a outras redes conhecidas de blogs ajudam a trazer credibilidade para o espaço. Estes foram alguns truques das super meninas que adoram escrever e conversar com o público fiel, leitores que buscam informações de qualidade e relevantes para o dia-a-dia.
Pois é meninas e meninos, vamos tomar mais cuidado com as informações postadas, como disse a Laura Artigas "pensei que só minha mãe lia meu blog, depois que começei a receber os comentários nos posts fiquei de queixo caido!". Opinião pessoal agora, mal de jornalista, mas não tive como que conter. Acredito que não existe fórmula secreta para alavancar o blog, aliás, o sucesso parte do próprio autor do blog é ele que trará o tom, as novidades, o clima gostoso de se sentir em casa. Acredito que a identidade e o expertise de cada um é o que faz o sucesso na vida!
Beijos
Thais Martinez
6 comentários:
oi thais! então... boa viagem! bjs, querida!
Quero saber tudinho sua visão do pense moda, boa viagem cat.
Bjobjo
Muito legal esse bate papo!
è sempre muito gostoso falar de moda!
Espero estar lá no próximo ano!
Beijos, querida!
Oi Thais,
Adorei ter te conhecido lá!
Dá uma passadinah no meu blog:
http://blog.lapaloma-atelier.com.br/
beijo!
Achei um site bem legal pra buscar informações sobre moda, aí vai o endereço: http://www.ziipi.com/result?pesquisa=moda
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