quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pense moda- BLOgssss


NOVAS MÍDIAS: A EXPLOSÃO E A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS NA IMPRENSA CONTEMPORÂNEA










BOm, nem preciso falar como o Pense Moda foi tudo de bom! Hoje a discussão girou em torno dos blogs de moda e beleza, como esta nova mídia reproduz os conceitos e acontecimentos da moda em geral e se os blogs serão substituidos por outras mídias como twitter e outros microblogs.

Paulo Borges foi o mediador e ao lado dele as feras da blogolândia: Fernanda Resende (Oficina de Estilo), Laura Artigas (Moda Pra Ler), Maria Prata (Prata Porter), Ricardo Oliveros (Fora de Moda) e Victoria Ceridono (Dia de Beauté). O start foi, os blogs vão acabar? - Maria Prata salientou que não, os blogs são ferramentas importantes para transmitir as novidades e críticas de moda de uma forma mais elegante e que aproxima o leitor com o emissor.

Fernanda Resende também está de acordo com Maria. A blogueira do Oficina de Estilo pontuou que o espaço e a linguagem que as produtoras de conteúdos dos blogs têm hoje na rede jamais será substituido por microblogs. Os posts têm um espaço maior que permite subir fotos, videos e além de tudo, escrever o conteúdo que quiser, algo impossível de se fazer no twitter.

Além dessas questões, a linguagem (primeira e terceira pessoa), a audiência e a polêmica de posts pagos também foi algo discutido no Pense MOda. Olivieros é a favor de "saia justa" quando falamos em assuntos polêmicos. O Fora de MOda expressa um pouco a identidade ousada de Olivieros e, ele abordou que é favor de posts pagos e tb a passar furos nas entrelinhas do blog.

Outro fator abordado foi a exposição dos profissionais que têm blog e como eles se comportam. No caso de Maria Prata, editora de moda da Vogue, como também Olivieros, editor de moda da Playboy, são figuras públicas que têm um nome a zelar além do rótulo de autor do blog X. Maria salienta que é importante não furar a revista ou usar conteúdos que sao produzidos dentro do ambiente de trabalho para reproduzir no blog pessoal. Isso cai em descrédito depois....

Uma questão importante debatida entre os blogueiros é usar o veículo como vitrine de talentos. Maria disse que já contratou freelas através de indicações de trabalhos expostos nos blogs. Fernanda Resende usa o blog como uma poderosa ferramenta de assessoria de imprensa, e assim por diante.

Outros assuntos como o networking ser uma poderosa ferramenta para alavancar a audiência do blog e linkar o endereço a outras redes conhecidas de blogs ajudam a trazer credibilidade para o espaço. Estes foram alguns truques das super meninas que adoram escrever e conversar com o público fiel, leitores que buscam informações de qualidade e relevantes para o dia-a-dia.

Pois é meninas e meninos, vamos tomar mais cuidado com as informações postadas, como disse a Laura Artigas "pensei que só minha mãe lia meu blog, depois que começei a receber os comentários nos posts fiquei de queixo caido!". Opinião pessoal agora, mal de jornalista, mas não tive como que conter. Acredito que não existe fórmula secreta para alavancar o blog, aliás, o sucesso parte do próprio autor do blog é ele que trará o tom, as novidades, o clima gostoso de se sentir em casa. Acredito que a identidade e o expertise de cada um é o que faz o sucesso na vida!

Beijos

Thais Martinez

6 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi thais! então... boa viagem! bjs, querida!

(¯`·._.·[***Celina***]·._.·´¯) disse...

Quero saber tudinho sua visão do pense moda, boa viagem cat.
Bjobjo

Carla Cavalcante disse...

Muito legal esse bate papo!
è sempre muito gostoso falar de moda!

Verson Souto. disse...

Espero estar lá no próximo ano!

Beijos, querida!

Kat disse...

Oi Thais,
Adorei ter te conhecido lá!
Dá uma passadinah no meu blog:
http://blog.lapaloma-atelier.com.br/
beijo!

Femme disse...

Achei um site bem legal pra buscar informações sobre moda, aí vai o endereço: http://www.ziipi.com/result?pesquisa=moda