quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Revistas on-line


Tecnologia nas revistas on-line

Boa notícia para quem gosta de ler revistas pela net. O Valor divulgou hoje que os brasileiros consomem mais conteúdos on-line do que os europeus, canadenses e americanos que ainda mantém o apego ao papel.

Segundo a pesquisa “The médium is the message”, realizada pela PricewaterhouseCoopers apresentada ontem em São Paulo, durante o II Fórum da Associação Nacional de Revistas (Aner) existe um grande potencial no mercado editorial on-line. A pesquisa foi realizada com 5.036 , de 12 a 65 anos, em dez países – Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Holanda, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

O objetivo era identificar as tendências de consumo para as mídias online e revistas, almejando um time de cinco anos, ainda bem que o resultado foi positivo, sinal que o público brasileiro realmente tem lido bons conteúdos na rede, mesmo que pagos. Eis que surge também um novo mercado, a área de mkt poderia até explorar melhor esta oportunidade, assim penso.

O que me assustou no resultado da pesquisa é que 10% da receitas das revistas provém das plataformas digitais. Se pararmos pra pensar é um número alto, em relação às outras mídias, claro que ainda deve crescer muito, mas sinal que as empresas de comunicao realmente estão investindo em tecnologia. Outro dado importante está no nicho dos leitores, o público jovem – entre 12 e 15 anos – estão entre os que menos consomem noticias 2D (papel), conseqüentemente, esta é uma oportunidade a se pensar, como investir nessa geração Y que deu o start ao mundo tecnológico muito cedo.

Ainda de acordo com a pesquisa, os consumidores gostariam de pagar por um exemplar on-line 47% do que pagam pelo produto impresso. No Brasil, 57% dos consumidores compraria uma revista que emitisse conteúdo exclusivo somente digitalizada. Já a Alemanha, por exemplo, os 35% são desanimadores. Na China, 79% comprariam a revista on-line.

Acredito que as empresas de comunicação devem startar novos planejamentos estratégicos de mídias para atrair leitores. Temos um exemplo nítido dos blogs, os que realmente são bons, passam credibilidade ao leitor e muitos consumidores de noticias já se informam lendo aqueles três ou quatro blogs diariamente. Claro que ainda não se tem um conteúdo mega produzido e apurado nos blogs, mas tem uma linguagem atrativa a pesar da “seleção e caracterização” das noticias segundo a relevância do autor do blog.

Mas mesmo assim, acredito que essa massa leitora de blogs bons pagariam SIM para ler bons conteúdos on-line. Talvez a solução seria pagar beem menos do que se paga pelo impresso. Não estou desvalorizando o trabalho dos jornalistas e nem das empresas que produziram os conteúdos, mas ainda acho que estamos engatinhando nessas questões que envolvem mídias digitais e mobile.

Um comentário:

Claudia Pimenta disse...

oi thais! já troquei mts conteúdos em papel pelo on-line... e adoro! bjs, querida!